Cuidados no primeiro ano de vida dos nossos peludinhos
- Veterinária Maskotes
- 1 de mai. de 2017
- 3 min de leitura

Falando ainda sobre cuidados com os nossos babys de quatro patas vamos falar sobre os principais pontos no primeiro ano de vida deles:
1º. Apesar de não muito utilizado, o EXAME DE FEZES deveria ser sempre o primeiro passo a tomarmos, a partir dos 20 dias de idade, para identificar parasitas e escolher o vermífugo adequado, preparando assim o seu filhote para o esquema de vacinação.
2º. A partir dos 20 dias do seu bichinho devemos proceder com a VERMIFUGAÇÃO, preferencialmente após o exame de fezes. A dosagem conforme o peso do animal deve ser repetida em 15 dias, antes da primeira dose da vacina. O ciclo de vermifugação se dá a cada 15 dias no filhote em esquema de vacinação, a cada 30 dias no filhote já vacinado e a cada 3 à 6 meses no animalzinho adulto, conforme ambiente em que vive.
3º. Após a vermifugação devemos proceder com a VACINAÇÃO, esta sempre em animais saudáveis, após a introdução ao ambiente definitivo, nunca coincidindo com situações de estresse. O esquema de vacinação vai até o quarto ou quinto mês de vida.
- PRIMEIRA DOSE: Em torno de 45 dias de idade, com Vacina Polivalente. - SEGUNDA DOSE: de 21 à 30 dias após a primeira dose repete-se a dose da polivalente e em cães aplica-se a primeira dose da vacina contra Bordetella (Gripe). - TERCEIRA DOSE: de 21 à 30 dias após a segunda dose repete-se a polivalente e a segunda e última dose da vacina contra Bordetella. - QUARTA DOSE: de 21 à 30 dias após a terceira dose, aplica-se a Vacina Antirrábica (dose única).
4º. A partir dos 30 dias de vida, deve-se iniciar com a PREVENÇÃO DE ECTOPARASITAS (PULGAS E CARRAPATOS), respeitando sempre a indicação da bula, conforme produto escolhido, tendo uma variação de repetição conforme exposição e produto aplicado.
5º. A ALIMENTAÇÃO deve ser feita com rações especiais para filhotes, até 10 a 12 meses de vida, respeitando a necessidade calorica do porte. Após esse período deve-se fazer a troca gradual para ração de adulto.
6º. A partir do segundo mês de vida deve-se iniciar o CUIDADO COM DENTES, condicionando o seu animal a escovação, se possível, diária. Animais que escovam os dentes regularmente, normalmente não precisam fazer tratamento periodontal.
7º. Os filhotes iniciam a TROCA DE DENTES, em torno dos 4 meses, iniciando pelos dentes incisivos (da frente). Nesse período pode ter sangramento gengival, desconforto e coceira nas gengivas além do mau hálito.
8º. A partir dos 4 meses de idade seu bichinho entrará na PUBERDADE, onde a fêmea entrará no cio e o macho demonstrará interesse por fêmeas e marcação de território. Nesta fase ele começam o amadurecimento do seu sistema reprodutor, não sendo aconselhado o cruzamento até os mesmo atingirem idade adulta.
9º. Quando não se tem interesse pela reprodução de seu bichinho, a CASTRAÇÃO PRECOCE é a melhor saída, sendo ela feita a partir do quarto mês de idade, apresentando como vantagem para fêmeas a prevenção do tumor de mama e infecção do útero, e para os machos a diminuição da agressividade além de evitar a marcação de território com urina.
10º. De acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, o BANHO/TOSA no caso de filhotes sadios pode-se iniciar a partir de 45 dias de vida, onde a frequência dependerá da necessidade de cada animal.
Seguindo estas dicas e prestando bastante atenção nesses pontos do seu filhotinho, ele crescerá forte e sadio. Nunca esqueça de dar a ele também muito AMOR!!!