Cuidados no Banho e Tosa
- Veterinária Maskotes
- 21 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

A pele é o órgão mais extenso que possuímos, merecendo assim uma atenção extra.
Falando especificamente sobre cães e gatos, devemos escolher sempre produtos de boa qualidade desenvolvidos para eles e, com isso, evitar dermatites de contato, alergias, ressecamento de pele e pelos.
A frequência do banho varia conforme necessidade e peculiriadade de cada animal, não sendo indicado mais de um banho por semana. Outro ponto muito importante é o uso de shampoos terapeuticos sem a prescrição do Médico Veterinário, já que estes podem apresentar contra-indicações para animais, tipo de pele, pelo e mascarar sintomas de doenças de pele mais severas.
Os ouvidos devem ser protegidos para evitar que água e/ou shampoo entre dentro do conduto, o que pode causar uma otite. O ideal é se proceda com a limpeza do conduto com produtos especificos sem a utilização de pinças que possam machucar o conduto e quanto aos cães que possuem pelos dentro do ouvido, estes podem ser cortados quando estiverem em excesso e sejam esteticamente desagradável, nunca não devem ser arrancados, visto que isto pode acarretar em inflamação, deixando a pele do local desprotegida contra agentes fúngicos e bacterianos. A glândula do saco anal tem função importante, não devendo ser esvaziada durante o banho, pois isso pode acarretar em problemas a longo prazo. E o mais importante é como seu animal é tratado durante o banho: animais que se estressam com facilidade, devem ser tratados com cuidado. Animais extremamente agressivos e que não permitem serem manipulados, podem precisar de sedação, mas somente autorização escrita do proprietário e indicação, administração e acompanhamento do Médico Veterinário, mesmo que seja sedativo em gotas por via oral. O momento do banho para o seu animal, nunca deve ser algo estressante e para isso devemos escolher um ambiente profissional e que vise manter a saúde física e psicológica deles durante este momento. Lembrando também que é de responsabilidade do dono do animal manter as vacinas e o controle de ecto e endoparasitas atualizados, para diminuir a ocorrência de doenças.