Saúde do seu pet: reações da vacina!
- Veterinária Maskotes
- 20 de set. de 2017
- 2 min de leitura
As vacinas são destinadas a estimular o sistema imune dos animais para não desenvolver "doenças". Entretanto em alguns casos a vacinação pode desenvolver alguns efeitos colaterais nos primeiros dias após sua administração, que pode variar de leve a severa, dependendo do caso.

Isto se dá por uma reação exagerada frente a substância estranha ao organismo, como até sensibilidade a alguns elementos que fazem parte da composição das vacinas.
Saiba que as vacinas contêm diversos elementos que têm papel fundamental na formação dos anticorpos de proteção, e que boa parte das vacinas disponíveis nas clínicas veterinárias para cães e gatos atualmente servem para prevenir diversas doenças causadas por vírus e bactérias em uma só aplicação. São chamadas de vacinas polivalentes, conhecidas pelas siglas como V8, V10, V11 ou ainda quádrupla ou quíntupla felina.
As alterações vacinais podem ocorrer de 24 à 48hs após a aplicação da vacina, são elas:
Leve
Reações leves incluem dor no local da aplicação, febre baixa, apatia (tristeza) e perda de apetite que, geralmente, desaparecem sem tratamento.
Moderada
Reações moderadas compreendem urticária ou pápulas com perda de pelos ou não na região da aplicação, rápido inchaço e vermelhidão dos lábios, ao redor dos olhos e na região do pescoço. Este tipo de reação pode evoluir para anafilaxia, que é considerado risco de vida.
Severa
A reação mais grave é a anafilaxia, que ocorre uma resposta alérgica severa, produzindo dificuldade respiratória, colapso e morte possível. Os sintomas normalmente incluem o início súbito de vômitos, diarreia, cambaleante, queda brusca da pressão arterial, inchaço da laringe, levando à obstrução das vias aéreas (e incapacidade de respirar), convulsões e colapso cardiovascular ou morte. Esta reação geralmente é fatal.
Além dessas alterações "esperadas" de uma vacinação, seu animalzinho pode estar incubando alguma doença sem sinal clinico e a vacinação pode desencadear mais rápido os sintomas da doença. Portanto sempre que houver alguma manifestação diferente após uma vacina, você deve procurar o seu veterinário o mais rápido possível, para se certificar do que se trata.
O seu pet ser vacinado, não significa que ele vai estar 100% imune aquela doença e, sim, que ele vai ter maior proteção para combate-la e maior probabilidade de cura.