Cuidados com Filhotes Felinos
- Veterinária Maskotes
- 27 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Felinos são animais naturalmente independentes, mas que necessitam de cuidados no primeiro mês de vida:
Quando eles nascem são acolhidos por sua mãezinha felina, que os proporciona um ambiente quentinho e confortável. Se forem separados da mãe muito cedo será necessário tomarmos alguns cuidados para simular seu ambiente materno e gerar maior adaptação ao animal, se valendo de alternativas como garrafas pets com água quente para mante-los aquecidos e/ou relógio escondidos na coberta para simular o batimento cardiaco.
Até 20 à 30 dias de vida os gatinhos precisam ser alimentados pelo leite materno, ao menos de três em três horas, inclusive de madrugada. Quando por uma eventualidade a mãe não poder alimentá-lo, podemos lançar mão do leite em pó especial para gatos, que algumas empresas especializadas em alimentação já oferecem, sendo este disponibilizado em uma seringa ou em mamadeira especiais para animais. Em geral, você saberá que os gatinhos estão com fome quando miarem muito alto, porém não é fácil alimentar animais desse tamanho, mas para facilitar você pode segurá-los em pé para dar de mamar.
Após quatro semanas de vida, é necessário substituir o leite por ração de filhote. Entretanto, se o bichano demonstrar dificuldade de triturar o alimento pode-se amolecer a ração no pratinho com água morna.
Deve-se utilizar recipientes de fácil limpeza.
A partir desta idade eles naturalmente irão desenvolver sua independência, mas você deve estimular alguns hábitos importantes como brincadeiras de autodefesa, além da utilização da caixa de areia colocando uma em tamanho menor (para que eles consigam alcançá-la) perto da cama, se não o fizerem por conta própria, coloque os filhotes na caixa quando eles começarem a arranhar o chão, já que este é um sinal de que querem expelir.
Esses são os primeiros cuidados básicos para seu bichano, além claro de muito AMOR!!!
Comments